Notícia

PDRS Xingu faz visita de acompanhamento técnico de obras em projeto no município de Porto de Moz

Dentre os vários projetos desenvolvidos pelo PDRSX no município de Porto de Moz, o projeto 137/2015 – Implantação do CAPS I de Porto de Moz recebeu uma visita de acompanhamento técnico feita pela equipe do PDRSX.

Por: David Alves

Publicado em: 22/01/2018

O projeto tem o objetivo de implantar o Centro de Atenção Psicossocial – CAPS I para prestar os serviços de: Oficina Terapêutica, atendimento individual e em grupos, visita domiciliar, terapia medicamentosa, terapia psicoterápica e de orientação, atendimento a família e atividade comunitárias com enfoque a integração do paciente na comunidade e sua inserção familiar e social.

O município de Porto de Moz possui de acordo com a estimativa do IBGE 2014 uma população de 37.669 habitante e hoje integra a Rede de Atenção Psicossocial - RAPS, da região de saúde Xingu, aprovada no ano de 2013.

O município também esta na Comissão de Intergestores Regional – CIR da Transamazônica/Xingu, para integrar o Plano Estadual de Saúde Mental.

O município conta hoje com um CAPS equipado e funcionando em um prédio alugado, onde sua estrutura física e operacional está em desacordo com a politica nacional de saúde mental, por isso a necessidade do projeto ser desenvolvido.

Além de garantir a adequação a Rede e as Normas do SUS o projeto promoverá a requalificação do serviço existente prestado, visando oferecer serviços ambulatoriais aos pacientes com transtornos psíquicos mais severos e persistentes, em que o grau de comprometimento necessita de assistência e monitoramento intensivo, semi-intensivo e não intensivo, em um espaço adequado e que permita o atendimento.

As normas do SUS estabelecem que o atendimento ao usuário necessita de um ambiente salutar que proporcione o bem estar físico-mental, e garanta a sua reabilitação, visando a sua reintegração social.

A secretaria municipal de Saúde de Porto de Moz, promoverá através dos meios de comunicação do município e das mídias disponíveis, quais serão os serviços a serem disponibilizado aos usuários do município e quais serão os tratamentos a serem oferecidos.

Instituto Avaliação – Gestora do PDRSX

Avenida Brigadeiro Eduardo Gomes, 2610 – 2º andar – Bairro

Esplanada do Xingu – Altamira PA – CEP 68.372-005
Telefone: (93) 3515 6015

Fotos relacionadas a PDRS Xingu faz visita de acompanhamento técnico de obras em projeto no município de Porto de Moz

  • Altamira, PA
    Av. Brigadeiro Eduardo Gomes, 2610 – 2º andar
    Bairro: Esplanada do Xingu, CEP: 68.372-005
    Telefone: (93) 3515-6015
    Email: contato_pdrsx@avaliacao.org.br
  • Brasília, DF
    CLN 303 bloco C sala 216
    Bairro: Asa Norte, CEP: 70.735-530
    Telefone: (61) 3034-5648
    Email: contato@avaliacao.org.br