
O PDRS do Xingu
Plano de Desenvolvimento Regional Sustentável do Xingu.
Introdução
O Plano de Desenvolvimento Regional Sustentável (PDRS) do Xingu criado via Decreto Presidencial nº 7340 de 2010, está atrelado à Política Nacional de Desenvolvimento Regional (PNDR), do então Ministério da Integração (MI), atual Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR). O seu objetivo central é contribuir para minimizar as desigualdades regionais, por meio da implementação de ações voltadas para o desenvolvimento regional.
No âmbito do PDRSX, as ações visam promover o desenvolvimento sustentável e a melhoria da qualidade de vida nos municípios paraenses de Altamira, Anapu, Brasil Novo, Gurupá, Medicilândia, Pacajá, Placas, Porto de Moz, São Félix do Xingu, Senador José Porfírio, Uruará e Vitória do Xingu.
Um inovador modelo de governança, que está promovendo o desenvolvimento regional sustentável por meio do investimento em projetos e ações de desenvolvimento fundamentados nas potencialidades locais. Até o ano de 2018. 358 Projetos foram aprovados, estando em diferentes etapas de andamento, com mais de R$ 200 milhões de investimentos realizados.
A atual Gestão do PDRSX, hoje é realizada pela executora Synergia Consultoria Socioambiental contratada, pela Norte Energia, tem por função gerir os recursos disponíveis, contratar, acompanhar, monitorar, medir e atestar valores a serem pagos com obras e serviços, consultorias especializadas, além de adquirir bens e insumos contidos nos planos de trabalhos apresentado pelos proponentes habilitados de projetos já aprovados.
Fique Por Dentro
Notícias, fotos, eventos e muito mais.