Aniversário de 12 anos da COOPATRANS | CACAUWAY

No dia 16 de julho de 2022, a região da Transamazônica e Xingu esteve em festa. Comemorou-se 12 anos da COOPATRANS/ CACAWAY.

O momento foi de apresentar e comemorar o atual contexto da Cooperativa Agroindustrial da Transamazônica – COOPATRANS, ao qual deu origem a CacauWay em 2010, a partir da união de agricultores familiares, resultando assim, uma das mais importantes fábricas de chocolate da Região Norte, além de estimular a criação de novas fabriquetas em toda a região.

Na ocasião estiveram presentes várias entidades e representantes da cacauicultura de toda a região para comemorar este marco na história do chocolate da Transamazônica e Xingu, somando a história da COOPATRANS, 12 anos de atividades.

Cooperativismo com orgulho e o reconhecimento por essa conquista fica a cargo dos produtores familiares rurais que fundaram e são a força motriz da produção de chocolate regional.

O evento iniciou-se a partir da apresentação do histórico e do crescente sucesso da COOPATRANS realizada pela Sra. Helia, após isso, compôs se a mesa de discussão e relatos com representantes e atores regionais ligados a cooperativa e a cacauicultura.

Além disso teve-se um passeio pela fábrica, encerrando o momento com um almoço alegre e riquíssimo pra troca de experiências.

Durante as falas dos integrantes da mesa, destacou-se que apesar do cooperativismo não ser forte na região, a CacauWay alcançou um alto patamar dentro da cultura do cooperativismo e associativismo com apoio de parceiros presentes em toda a região, tornando-se a referência na transamazônica e Xingu.

O Plano de Desenvolvimento Regional Sustentável (PDRS) do Xingu também esteve presente apresentando o atual estágio de apoio e investimentos destinados ao fortalecimento da cadeia produtiva do cacau e do chocolate na Transamazônica e Xingu, consolidadas como a maior região produtora de cacau do País, conforme aponta os dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, além de possuir as melhores amêndoas empregadas por chocolatiers no Brasil e no Mundo.

PDRSX Promovendo o Desenvolvimento Regional Sustentável no Xingu.