CACAUICULTURA E DESENVOLVIMENTO REGIONAL SERÁ TEMA DE SÉRIE DE WEBINARS PROMOVIDOS PELA UFRA E UFPA

O estado do Pará é o maior produtor de cacau do Brasil, responsável por quase 50% da produção nacional. É uma das atividades de maior destaque na agricultura paraense com crescimento de aproximadamente 9% ao ano nas duas últimas décadas e responsável por cerca de 10% do valor da produção agrícola estadual.

A consolidação dessa cadeia produtiva é um dos grandes desafios para as próximas décadas. Os desafios para o desenvolvimentos sustentável da cadeia produtiva do cacau envolvem aspectos multidimensionais que merecem um amplo debate entre todos os atores envolvidos nesse processo.

Com o objetivo de estimular o debate sobre essas questões, a partir de agosto será iniciada a Série de Webinars “Cacauicultura e Desenvolvimento Regional”, promovida pelo Programa de Pós-Graduação em Agronomia da UFRA e pela Faculdade de Agronomia da UFPA, Campus de Altamira. O evento contará também com o apoio do Plano de Desenvolvimento Regional Sustentável do Xingu (PDRSX).

O primeiro Webinar será realizado no dia 30 de agosto de 2023 às 18:30 h, abordando o tema Sucessão Familiar na Cacauicultura, tendo como palestrantes a Professora Laila Drebes, da UNIFESSPA, especialista no tema, e o produtor Élido Trevisan, cacauicultor do município de Medicilândia.

A transmissão do evento será realizada pelo Canal do Youtube do PDRSX e haverá emissão de certificados aos participantes.

 

TURISMO RURAL É TEMA DE WEBINAR DA SÉRIE DE EVENTOS SOBRE CACAUICULTURA E DESENVOLVIMENTO REGIONAL

O turismo rural associado a cacauicultura é uma alternativa importante para a diversificação de renda e para o desenvolvimento rural. É um tema ainda pouco estudado, sobretudo na região da Transamazônica, onde está concentrada a cacauicultura paraense.

Para ampliar o debate sobre essa importante temática será realizado no dia 26 de setembro às 18:30h o segundo Webinar da Série Cacauicultura e Desenvolvimento, abordando o Turismo Rural.

As palestras serão proferidas por Gerson Luiz Gonçalves Marques, CEO da Fazenda Yrerê (Ilhéus, Bahia), e pelo Dr. Antônio Pantoja, CEO da Fazenda Abelha Cacau (Altamira, Pará).

O evento é uma promoção do Programa de Pós-Graduação em Agronomia da Universidade Federal Rural da Amazônia (PGAGRO-UFRA) e da Faculdade de Agronomia da Universidade Federal do Pará (UFPA, Campus de Altamira) e será transmitido pelo Canal do Youtube do Plano Sub-Regional de Desenvolvimento Sustentável do Xingu: https://lnkd.in/dPpvn8b2.

RISCOS FITOSSANITÁRIOS SERÁ DEBATIDO EM WEBINAR DA SÉRIE DE EVENTOS SOBRE CACAUICULTURA E DESENVOLVIMENTO REGIONAL

A análise dos riscos fitossanitários na cacauicultura permite maior segurança no desenvolvimento da produção e promove a sustentabilidade da cadeia produtiva ao identificar e gerenciar ameaças que podem prejudicar agricultores e consumidores. Também é importante para orientar políticas públicas de defesa fitossanitária, visando reduzir perdas socioeconômicas para toda a sociedade.

Para debater essa temática será realizado no dia 16 de outubro às 18:30h o terceiro Webinar da Série “Cacauicultura e Desenvolvimento Regional”, abordando o tema Riscos Fitossanitários.

As palestras serão proferidas pelo Auditor Fiscal Federal Agropecuário Paulo Albuquerque (CEPLAC/MAPA) e pelo Fiscal Estadual Agropecuário Cássio Polla (ADEPARÁ).

O evento é promovido pelo Programa de Pós-Graduação em Agronomia da Universidade Federal Rural da Amazônia (PGAGRO-UFRA) e pela Faculdade de Agronomia da Universidade Federal do Pará (UFPA, Campus de Altamira) e será transmitido pelo Canal do Youtube do Plano Sub-Regional de Desenvolvimento Sustentável do Xingu: https://www.youtube.com/@PDRSXDIGITAL

Webinar sobre Crédito Rural na Cacauicultura: Desenvolvendo o Futuro Sustentável!

Hoje, damos continuidade à nossa Série de Webinars “Cacauicultura e Desenvolvimento Regional”, abordando um tema crucial: Crédito Rural.

O Pará, nosso protagonista, é o maior produtor de cacau do Brasil, desempenhando um papel vital na agricultura estadual. Com quase metade da produção nacional, a cacauicultura é uma força impulsionadora do desenvolvimento. No entanto, consolidar essa cadeia produtiva é um desafio complexo que requer debate aberto e colaborativo.

O crédito rural surge como ferramenta essencial nesse processo, capacitando produtores a investir em tecnologias, insumos e mão de obra, contribuindo para a qualidade e produtividade. Além disso, desempenha um papel crucial na inclusão econômica de famílias agricultoras, especialmente em atividades com custos iniciais significativos, como a lavoura cacaueira.

🎙 Palestrantes de Honra:
Eng. Agrônomo Silvio Kanner Pereira Farias: Mestre em Agriculturas Amazônicas e Doutor em Ciências Sociais. Técnico Científico do Banco da Amazônia e Professor da UFPA.

Prof. Miquéias Freitas Calvi: Mestre em Agriculturas Amazônicas e Doutor em Ambiente e Sociedade. Professor na UFPA, especializado em desenvolvimento rural e gestão territorial.

Agradecemos aos palestrantes por compartilhar suas vastas experiências. O debate está aberto, e convidamos todos a participar!
📅 Data: 20 de outubro de 2023.
📍 Local: No canal do Youtube do PDRSX (@PDRSXDIGITAL)

Deixe suas perguntas nos comentários, e juntos construiremos caminhos para um futuro sustentável na cacauicultura! 🍫🌿

DA AMÊNDOA DE CACAU AO CHOCOLATE: BEAN-TO-BAR SERÁ TEMA DE WEBINAR DA SÉRIE DE EVENTOS SOBRE CACAUICULTURA E DESENVOLVIMENTO REGIONAL

BEAN-TO-BAR é um termo usado na indústria do chocolate para descrever um processo de produção que envolve o controle direto e a responsabilidade sobre todas as etapas, desde a seleção das amêndoas de cacau (BEAN), até a produção da barra de chocolate (BAR).

O processo BEAN-TO-BAR gera valor e diferenciação ao chocolate, pois valoriza a transparência e permite que os produtores controlem a qualidade do produto final e, promovam a sustentabilidade, a rastreabilidade e a valorização das origens das amêndoas de cacau, criando um produto final com sabor singular.

Para debater sobre esse tema será realizado no dia 31 de outubro às 18:30h o quinto Webinar da Série Cacauicultura e Desenvolvimento Regional, abordando o tema BEAN-TO-BAR.

As palestras serão proferidas pelo Dr. Jesus Nazareno Silva de Souza (Professor da Faculdade de Engenharia de Alimentos da UFPA) e pelo Sr. João Evangelista Lima (Agricultor do município de Novo Repartimento).

O evento é uma promoção do Programa de Pós-Graduação em Agronomia da Universidade Federal Rural da Amazônia (PGAGRO-UFRA) e da Faculdade de Agronomia da Universidade Federal do Pará (UFPA, Campus de Altamira) e será transmitido pelo Canal do Youtube do Plano Sub-Regional de Desenvolvimento Sustentável do Xingu: https://www.youtube.com/@PDRSXDIGITAL

ASSISTÊNCIA TÉCNICA RURAL SERÁ TEMA DE WEBINAR DA SÉRIE DE EVENTOS SOBRE CACAUICULTURA E DESENVOLVIMENTO REGIONAL

O acesso aos serviços de assistência técnica rural é fundamental para levar aos agricultores as informações e tecnologias necessárias ao desenvolvimento de práticas agropecuárias, visando o uso mais eficiente dos recursos naturais, a geração de renda e a sustentabilidade da unidade de produção rural.

Para debater sobre esse tema será realizado no dia 10 de novembro às 18:30h o sexto Webinar da Série Cacauicultura e Desenvolvimento Regional, abordando o tema Assistência Técnica Rural.

As palestras serão proferidas por Lucimar Souza (Diretora Adjunta de Desenvolvimento Territorial do IPAM) e José Raul Guimarães (Auditor Fiscal Federal Agropecuário e Superintendente Regional de Desenvolvimento da Lavoura Cacaueira nos estados do Pará e Amazonas da CEPLAC).

O evento é uma promoção do Programa de Pós-Graduação em Agronomia da Universidade Federal Rural da Amazônia (PGAGRO-UFRA) e da Faculdade de Agronomia da Universidade Federal do Pará (UFPA, Campus de Altamira) e será transmitido pelo Canal do Youtube do Plano Sub-Regional de Desenvolvimento Sustentável do Xingu.

MERCADO INTERNACIONAL DO CACAU SERÁ TEMA DE WEBINAR DA SÉRIE DE EVENTOS SOBRE CACAUICULTURA E DESENVOLVIMENTO REGIONAL

O mercado internacional do cacau afeta diretamente a economia de muitos países e regiões produtoras, como é o caso do Brasil e, particularmente, da Região do Xingu, estado do Pará. Assim, o conhecimento do mercado internacional do cacau é essencial para todos os atores da cadeia produtiva, pois permite a definição de estratégias para lidar com os desafios e aproveitar as oportunidades de negócios.

Para debater sobre esse tema será realizado no dia 16 de novembro às 18:30h o sétimo Webinar da Série Cacauicultura e Desenvolvimento Regional, abordando o tema MERCADO INTERNACIONAL.

As palestras serão proferidas pelo Dr. Fernando Mendes (Auditor Fiscal Federal Agropecuário MAPA/CEPLAC) e por Raimundo Silva (Cacauicultor Orgânico e Diretor Comercial da CEPOTX).

O evento é uma promoção do Programa de Pós-Graduação em Agronomia da Universidade Federal Rural da Amazônia (PGAGRO-UFRA) e da Faculdade de Agronomia da Universidade Federal do Pará (UFPA, Campus de Altamira) e será transmitido pelo Canal do Youtube do Plano Sub-Regional de Desenvolvimento Sustentável do Xingu

MELHORAMENTO GENÉTICO EM CACAUEIROS ATRAVÉS DE CLONES ENXERTADOS SERÁ TEMA DE WEBINAR DA SÉRIE “CACAUICULTURA E DESENVOLVIMENTO REGIONAL

O melhoramento genético vegetal representa uma das contribuições mais importantes da ciência agronômica para o desenvolvimento da cacauicultura, pois viabiliza ganhos de produtividade, qualidade das amêndoas, além de incrementar a resistência a pragas e doenças.

É um componente estratégico de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação para o fortalecimento da cadeia produtiva no Brasil e na Amazônia. Para debater sobre esse tema será realizado no dia 17 de novembro às 18:30h o oitavo Webinar da Série Cacauicultura e Desenvolvimento Regional, abordando o tema MELHORAMENTO GENÉTICO EM CACAUEIROS ATRAVÉS DE CLONES ENXERTADOS.

As palestras serão proferidas pelo Dr. Dário Ahnert (Professor e Pesquisador da UESC/MONDELĒZ) e pelo Dr. Djair Alves Moreira (Prof. e Pesquisador da UFPA, Campus Altamira).

O evento é uma promoção do Programa de Pós-Graduação em Agronomia da Universidade Federal Rural da Amazônia (PGAGRO-UFRA) e da Faculdade de Agronomia da Universidade Federal do Pará (UFPA, Campus de Altamira) e será transmitido pelo Canal do Youtube do Plano Sub-Regional de Desenvolvimento Sustentável do Xingu.