PDRSX financia curso de Mestrado e Doutorado com foco na Rota do Cacau

O Plano de Desenvolvimento Regional Sustentável do Xingu – PDRSX, está financiando a turma fora de sede de Pós-Graduação em Agronomia com os cursos de mestrado e doutorado, por meio de um acordo contratual tripartite entre a Universidade Federal Rural da Amazônia (Programa de Pós-Graduação em Agronomia – PGAGRO/UFRA), a Universidade Federal do Pará (UFPA – Campus Altamira) e o PDRSX.

A oferta de turma fora de sede do Programa da Pós-graduação em Agronomia está vinculada e configura uma das metas do Projeto PDRSX 323/2017 – “Estruturação do Laboratório de Bioprospecção de Produtos Vegetais” (Projeto Âncora). Esse diálogo foi construído pelos membros do comitê gestor do Rota do Cacau, sendo destacado como uma demanda regional fundamental para consolidação da cadeia produtiva do cacau na região do Xingu.

O objetivo é ofertar turmas de mestrado e doutorado em agronomia, para formar recursos humanos em Desenvolvimento e Inovação a Cadeia Produtiva do Cacau (PD&I), e, ao mesmo tempo, gerar uma base de conhecimentos e tecnologias de processos, produtos e gestão que permitam fortalecer a competitividade e sustentabilidade da cadeia produtiva do cacau na região do Xingu.

Neste contexto, o processo seletivo foi realizado e homologado em dezembro de 2020. O resultado do processo seletivo foi divulgado em fevereiro de 2021, com aprovação de 19 (dezenove) estudantes para o curso de mestrado e 5 (cinco) para doutorado. Veja lista dos aprovados, divulgada pela Universidade.

Cumpre destacar que o desenvolvimento sustentável da cadeia do cacau tem sido uma das grandes metas do PDRSX, dos atores do setor produtivo e das diferentes instituições presentes nessa região. A qual tem a cacauicultura como a principal atividade agrícola desenvolvida nos 12 municípios (Gurupá, Porto de Moz, Senador José Porfirio, Vitória do Xingu, Pacajá, Anapu, Altamira, Brasil Novo, Medicilândia, Uruará, Placas e São Felix do Xingu) da área de influência do Plano.

O curso será desenvolvido nos anos de 2021 a 2024 e será monitorado por meio de ações que denotam a transparência para com a sociedade civil.