Synergia Consultoria é a nova gestora dos projetos do PDRSX

A empresa de consultoria socioambiental Synergia iniciou o trabalho de gestão dos projetos do PDRSX no dia 01 de outubro de 2021, após passar por um período de transição, junto à empresa gestora anterior.

O PDRSX tem como objetivo central contribuir para minimizar as desigualdades regionais, por meio da implementação de ações voltadas para o desenvolvimento regional, além de implementar políticas públicas e iniciativas da sociedade civil, que promovam o desenvolvimento sustentável e a melhoria da qualidade de vida de habitantes da região de integração do Xingu. Enquanto gestora do PDRSX, a Synergia tem por função gerir os recursos dos projetos já aprovados.

Atualmente, existem cerca de 95 projetos em andamento e 09 a serem iniciados. 91 projetos encontram-se em fase de finalização e demandarão da gestora procedimentos de organização de documentação e arquivamento no acervo físico do Projeto.

Na primeira semana de novembro, a empresa gestora iniciou o trabalho de acompanhamento em campo dos projetos, priorizando aqueles que estão com obras em andamento, de modo a não comprometer o cronograma de execução e evitar os atrasos e defasagens.

A agenda iniciou com o monitoramento dos projetos nos municípios de São Felix do Xingu, Pacajá e Anapu. As visitas de monitoramento são imprescindíveis para o acompanhamento dos trabalhos e a verificação, em campo, do seu avanço físico. É nesse momento que a gestora tem a oportunidade de se aproximar do proponente e do público beneficiário, algo bastante valorizado pela Synergia, além de uma de suas maiores expertises.  É também essa a ocasião mais oportuna para que se verifiquem os indicadores sociais dos projetos em execução.

A Synergia espera, portanto, como nova gestora, cumprir seu primeiro ano de contrato, criando as condições necessárias para a finalização dos projetos em andamento, de modo a não comprometer a sua execução, em razão da defasagem dos recursos. Tem ainda como um de seus objetivos precípuos desempenhar essa atividade com a máxima aderência às especificidades territoriais e aos interesses da comunidade abrangida pelos projetos.