UFRA E UFPA PROMOVEM QUALIFICAÇÕES DE TESES DE DOUTORADO EM CACAUICULTURA NA TRANSAMAZÔNICA.
Entre os dias 26 de fevereiro e 6 de março de 2026, a Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA), por meio do Programa de Pós-Graduação em Agronomia (PGAGRO), e a Universidade Federal do Pará (UFPA), Campus Altamira, promoverão a qualificação de seis teses de doutorado em Agronomia, voltadas ao fortalecimento da cacauicultura na região da Transamazônica e Xingu. A atividade integra as ações previstas na Meta 5 – Programa de Pós graduação, Mestrado e Doutorado em Agronomia do Projeto PDRSX Nº 323/2017 – Estrutura de Laboratório de Bioprospecção de Produtos Vegetais, direcionada ao avanço científico e tecnológico no território.
As pesquisas apresentam soluções inovadoras para a competitividade e sustentabilidade da cadeia produtiva da cacauicultura na região. Fazem parte do projeto “Inovação, tecnologia e sustentabilidade para a cadeia produtiva da cacauicultora na região da Transamazônica”, que conta com o apoio financeiro do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), Plano Sub-regional de Desenvolvimento Sustentável do Xingu (PDRSX), com gestão financeira da FADESP.
A qualificação de doutorado é a etapa em que o(a) doutorando(a) apresenta seu projeto e resultados parciais a uma banca de pesquisadores doutores, que analisam a qualidade científica e orientam ajustes antes da defesa final. As teses qualificadas serão as seguintes:
Índices de vegetação na caracterização espacial e sazonal da cultura do cacau: uma proposta de estímulo à agricultura de precisão na região do Xingu.
Doutorando: Charlyngton da Silva e Silva, Data: 26/02/2026 – 17:00 horas
Pó de rocha e digestato anaeróbico como alternativa de fertilização do solo para cacaueiro na Amazônia.
Doutorando: Alberto Bentes Brasil Neto, Data: 27/02/2026 – 08:30 horas
A conversão de pastos em sistemas agroflorestais de cacau na região do Xingu: uma abordagem sobre o carbono, atributos físicos, químicos e biológicos do solo.
Doutoranda: Nilza Martins de Queiroz Xavier Brasil, Data: 27/02/2026 – 14:00 horas
Viabilidade agroeconômica de cacaueiro (Theobroma cacao l.) seminal consorciado e solteiro em resposta à diferentes lâminas de irrigação na região Transamazônica.
Doutorando: Hugo Amancio Sales Silva, Data: 03/03/2026 – 08:30 horas
Desempenho morfoagronômico, qualidade de amêndoas e compostos bioativos de cultivares clonais de cacaueiros na Transamazônica, Pará.
Doutorando: Ailton Araújo, Data: 03/03/2026 – 08:30 horas
Estudo da resposta nutricional de cacaueiro enxertado, cultivado em nitossolo do Sudoeste Paraense, submetido a diferentes doses de potássio e zinco.
Doutorando: Igor Bittencourt Loureiro, Data: 06/03/2026 – 14:30 horas.
A qualificação de doutorado, diferente da defesa final que é aberta ao público, ocorre apenas com a presença do(a) discente, orientadores e da banca de especialistas. As defesas públicas deverão ocorrer a partir do mês de agosto de 2026 e maiores informações sobre o andamento das pesquisas podem ser obtidas com a coordenadora do projeto Prof.ª Dr.ª Vivian Dielly da Silva Farias, pelo e-mail: vivianfarias@ufpa.br

