PDRSX realiza entrega de veículo para Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará (EMATER-PARÁ) em Altamira

No dia 18 de fevereiro de 2022, o Plano de Desenvolvimento Regional Sustentável (PDRS) do Xingu, realizou a entrega de uma caminhonete modelo FIAT TORO 0 Km, para a EMATER (Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará). A conquista foi alcançada por meio do Projeto, PDRSX-2017/276, intitulado Projeto de Expansão da Cultura do Açaí Irrigado, com objetivo de contribuir para o desenvolvimento sustentável da Cultura do Açaí Irrigado, visando aumentar a produção, melhoria da produtividade, oportunidade de aumento de renda dos produtores e ampliação da oferta do produto ao mercado consumidor, através da implementação de 60 hectares de açaí irrigado em 30 propriedades rurais de agricultores familiares da região da Transamazônica e Xingu – área de abrangência do PDRSX.

Na pratica, o projeto visa instalar um sistema de irrigação para disponibilizar água em quantidade e momento adequado para o desenvolvimento do açaizal, o PDRSX atua no fornecimento de todo o material de irrigação e mudas necessárias para os agricultores e a EMATER auxilia na implantação do sistema com assistência técnica constante. A expectativa é que a caminhonete sirva de reforço aos técnicos de Altamira e região, que hoje atendem mais de 4 mil famílias.

A iniciativa beneficiará 5 municípios, da região do Xingu totalizando mais de 30 unidades demonstrativas. Estima-se que cada unidade administrativa de plantio de açaí irrigado é investido o valor de R$ 35 mil reais, essa é apenas uma das várias ações do PDRSX que em parceria com instituições locais, promovem o desenvolvimento socioeconômico consciente do Território.